Axis desenvolve primeira câmera IP com lente inteligente

Lund, 2016-Jun-22
This content is available in the following languages: Portuguese

Batizada de i-CS, a lente consegue trocar informações diretamente com a câmera, o que simplifica ainda mais a instalação e configuração.

A Axis Communicatons, criadora da câmera IP, acaba de lançar a primeira câmera IP com lente inteligente, que usa um protocolo aberto para informar sobre distorções geométricas e a posição exata do zoom, foco e abertura da íris. Esses dados são essenciais para a configuração e instalação do produto, tornando a operacionalização de uma câmera IP algo muito mais rápido e intuitivo.

A nova tecnologia, chamada de i-CS, é resultado de um desenvolvimento em conjunto com a Computar® (CBC Group), fabricante japonesa de lentes. A lente inteligente é capaz de reconhecer sua própria posição e troca essas informações com a câmera, de forma que o instalador pode determinar o zoom remotamente e a câmera dá o foco de forma automática.

Graças a uma série de motores dentro da lente i-CS, a troca de informações entre lente e câmera também permite fazer o setup automático de tecnologias como Estabilização Eletrônica de Imagem e corrigir distorções.

“No passado, as câmeras de montagem CS não tinham informações sobre o tipo de lente utilizado. Isso exigia que o instalador fizesse um ajuste fino manualmente na lente e na configuração da câmera”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications.”Agora, a instalação permite reduzir custos de homem-hora e dar mais competitividade para o instalador”.

A primeira câmera a chegar ao mercado de videomonitoramento com esse tipo de lente é a segunda geração da AXIS Q1615, uma câmera fixa Full HD a 60 quadros por segundo. Em resolução HDTV, a câmera gera até 120 quadros por segundo. Esse nível de detalhes é importante em situações que exigem a captura de movimentos rápidos, como monitoramento de tráfego, linhas de produção industrial, cassinos e análise forense.

A câmera AXIS Q1615 ainda possui três das tecnologias mais recentes da Axis: Zipstream, (que reduz a necessidade de largura de banda e armazenamento em 50% no mínimo), Lightfinder (para visualizar em cores no escuro) e a tecnologia de Amplo Alcance Dinâmico (WDR) com Captura Forense.

A nova câmera com lente i-CS está disponível em versões para uso interno ou externo através da rede de distribuidores da Axis.

Acerca de Axis Communications

Axis Communications ofrece soluciones avanzadas de seguridad para crear un mundo más inteligente y seguro. Como líder del mercado de vídeo en red, Axis está impulsando la industria a través del lanzamiento de productos de red innovadores basados en una plataforma de tecnología abierta.
Axis tiene relaciones de largo plazo con socios en todo el mundo para compartir conocimientos y desarrollar nuevos mercados. Axis cuenta con más de 2.100 empleados dedicados en más de 50 países de todo el mundo y colabora con una red global de más de 80 mil socios. Fundada en 1984, Axis es una empresa IT con sede en Suecia que cotiza en NASDAQ Stockholm bajo el nombre AXIS.

Contacto:

Rodrigo Guedes
Axis Communications
rodrigo.guedes@axis.com